domingo, 15 de fevereiro de 2009

Brincadeiros e Brincadeiras

A exposição trata do brinquedo tradicional. Fruto de uma pesquisa sobre o universo das crianças dos sertões a beira-mar destaca os 'meninos brincadeiros' e as 'meninas brincadeiras' em seus engenhos de sonhar a vida. Apresenta os brinquedos feitos pelas crianças como território da inventividade e da imaginação" Trabalho do pesquisador Gandhy Piorski, o qual honrosamente foi na nossa Serra do Lagêdo, e lá se deparou com a criatividade da meninada. O trabalho ficará exposto até março no Centro Cultural Dragão do Mar, vale mais do que a pena conferir.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"TURISMO NO AMBIENTE RURAL: UMA IDÉIA DE DESENVOLVIMENTO NO CAMPO?"

O título desse post é o mesmo que está no artigo do ilustre geógrafo da UEPA, Márcio Balbino Cavalcante, este fala do, digamos assim, fenômeno que pode trazer uma nova era para o meio rural. Primeiramente pela utilização diferenciada dos recursos do campo e segundo pela preservação dos mesmos. Estamos falando do "turismo rural", que no Brasil, a expressão é definida pela Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo (1994) como “um turismo diferente, turismo interiorano, turismo exótico, turismo integrado, turismo alternativo, turismo domestico, turismo verde e agroturismo”. Para Cavalcante, nesse contexto de crescimento da preocupação ambiental, faze surgir modalidades alternativas mais brandas e sustentadas de práticas turísticas, contrapondo com o turismo tradicional, caracterizado como atividade de massa , onde o modelo praia-sol já está estagnado , através da grande degradação ambiental e social. E acrescenta que nesse cenário é que se insere a modalidade turística alternativa denominada Turismo Rural, com grande possibilidade de harmonia entre a conservação e preservação da natureza e de valores culturais. Com planejamento, gestão e organização efetivas podem-se dinamizar o desenvolvimento local e regional, diversificar a economia, criar emprego e renda para a comunidade rural do lugar, promovendo neste sentido, o desenvolvimento sustentável no campo. Assim, contextualizando para a nossa Serra do Lagedo, por que não também seguir essas tendências, buscar alternativas em prol de uma melhor qualidade de vida? O que não adianta é ficarmos esperando dias melhores e enquanto isso, parados, vendo acabarem com o que ainda nos resta - o Gigante, por exemplo. Sejamos preservacionistas e façamos parte dessa idéia.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Rapel, Pedra da Gardênia

Em relação a esportes radicais, a Serra do lagedo não deixa a desejar. Inicialmente, em Outubro de 2007, tivemos o rapel em um dos melhores locais, na opinião de profissionais, para a prática desse esporte. Denominado "Pedra da gardênia" o local possui 80 metros de altura, proporcionando rapel tanto na modalidade negativa como positiva.

1º Acampamento oficial

Em setembro de 2008 tivemos o 1º camping oficial, promovido pela galera do "Selva Brasil, camping & trilhas". O acampamento foi levantando em plena selva do gigante onde o grupo, com suas barracas e ao redor de uma fogueira, passaram a noite. No decorrer do dia houve trilhas pela mata virgem (que ainda resta) e apreciação das belas vistas que o Gigante proporciona, junto com os seus penhascos que se espalham por todos os lados. E o melhor, tudo isso merece um bis.